Seja bem vindo.

Olá, internaltas sejam bem vindos a este blog, espero que juntos possamos trocar informações valiosas e termos momentos de descontração.
Gostaria de contar com a sua participação pois sua presença me dará muita alegria, conto com você.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
CURSISTA: SANDRA DOS SANTOS ARAÚJO SILVA
DATA:09/11/2010


                                     Relatório de Atividade

Realizei a atividade Música Ilustrada na instituição, na sala de atividades com as crianças do Berçário III (2 a  3 anos de idade), esta atividade faz parte da matriz curricular da instituição e foi extraída da coleção Favinho de Mel e adaptada para as crianças  de 2 a 3 anos de idade .
Foram trabalhadas 9 músicas infantis tradicionais da cultura popular brasileira: Ratinho, Pintinho amarelinho, Borboletinha, Ìndio, Sapo, Casa, Barata, Pombinha e Canoa.
Os conteúdos e objetivos trabalhados foram ouvir música, aprimorar a linguagem oral, desenvolver os movimentos globais e desenvolver a arte da observação. Os eixos temáticos foram linguagem oral, identificação, associação e ritmo.
A atividade aconteceu na sala de atividades por ser um ambiente tranquilo ao qual as crianças estão familiarizadas e onde não ocorrem intervenções externas, teve duração de 50 minutos, pois além do tempo da recreação aproveitamos os minutos que antecederam o jantar para catarmos novamente as músicas.
A atividade transcorreu da seguinte maneira, providenciei antecipadamente quadrados de papel cartão, tesoura e cola, recortei as ilustrações do rato, do pintinho, do sapo, da casa, da pombinha, do índio, da barata, da borboleta e da canoa, colei estas imagens nos cartões e as coloquei dentro de uma caixa de sapato.
Coloquei as crianças sentadas nas cadeiras em forma de círculo, mostrei as imagens, disse o nome de cada uma e questionei para que servem e o que fazem, disse que era para elas passarem a caixa para o colega enquanto a música tivesse tocando e quando a música parasse de tocar era para quem estivesse com a caixa abrí-la e pegar uma figura, mostrá-la para os demais e cantar uma música que tivesse a imagem que estivesse em sua mão.
Foi uma atividade muito produtiva, porque pude avaliar o quanto as crianças aprenderam com a atividade e como elas estão atentas e aberta a novas atividades, foi muito bom ver que o trabalho que estamos realizando durante todo o ano está dando bons resultados .
As crianças conseguiram associar as imagens às músicas, cantaram com ritmo,observaram e reconheceram as imagens e se divertiram.
Os recursos que usei foram a TV e o DVD, além da cola, tesoura e papel cartão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário